• Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Diretoria de Geologia

Ações

12/12/2016 10:28:27

Cumprindo com suas atribuições, a MINEROPAR - Serviço Geológico do Paraná, disponibiliza o relatório Caracterização do Meio Físico para Fins de Planejamento Urbano com a Indicação de Áreas de Riscos Geológicos do Município de Laranjeiras do Sul (Pr), elaborado pelo geólogo Luís Marcelo de Oliveira.
    O trabalho visa subsidiar a Prefeitura Municipal na implementação do seu Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano através da definição da adequabilidade dos terrenos para os diferentes tipos de ocupação urbana, dando-se ênfase à caracterização de áreas susceptíveis aos escorregamentos de encostas que se fazem presentes na região e que podem trazer prejuízos socioeconômicos, além da possibilidade de perda de vidas humanas.
    A área objeto da presente avaliação restringe-se a área urbanizada e o entorno imediato da cidade de Laranjeiras do Sul, abrangendo uma superfície total com aproximadamente 20,0 Km2.
    A caracterização do meio físico foi realizada através da execução de mapeamento geológico-geotécnico segundo princípios metodológicos propostos por COTTAS (1983), ZUQUETTE (1987, 1993, 2004), PEJON (1987) e SOUZA (1992), com adaptações implantadas em função das urgências e necessidades da Prefeitura local, sem a realização de ensaios geotécnicos.
    No desenvolvimento dos trabalhos foram executadas análises de imagens e levantamentos de campo, incluindo perfilagens geológicas e descrição de afloramentos, de solo e rocha. Foram produzidos mapas de pontos descritos, do modelo digital do terreno, de declividades, geológico, de coberturas inconsolidadas, mapa de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa (escorregamentos), mapa de indicação do sentido do fluxo em eventuais escorregamentos e mapa síntese – riscos geológicos e adequabilidade para ocupação urbana.
    O relatório deste projeto pode ser obtido através dos links abaixo ou diretamente no site da MINEROPAR: http://www.mineropar.pr.gov.br/, em Biblioteca Digital - Acervo Técnico, colocando na pesquisa o título do relatório acima referido.
    link do relatório para download
    link do relatório para abrir direto no navegador
    www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-minerop@fcf2a8f5-2bde-4d76-afdf-06ca33d90c6d&emPg=true
    Link da pasta de mapas em pdf
    www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-minerop@dcae5b9b-e45e-4c42-9f6d-159991637ee8
    link das shapes
    www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-minerop@d2ca0ca6-ebeb-4656-a277-c38774ab5fff

Fonte: Serviço Geológico do Paraná - MINEROPAR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.