• Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
    • Mineropar

       Serviço Geológico do Paraná

    Ações

    Geologia na Escola - Vídeos

      

    Projeto Vídeos de Geologia na Escola

    O Projeto Vídeos de Geologia na Escola é complementar ao Programa Geologia na Escola – o caminho das rochas, iniciado em meados de 2003 e concluído em 2006, cujos materiais didáticos, já foram distribuídos para mais de 2000 escolas públicas da rede estadual de ensino do Paraná.
    Este Projeto, de criação de vídeos educativos, produzirá seis DVDs a partir de cada um dos seis Cadernos da Série Geologia na Escola.
    Os DVDs conterão 10 vídeos de 5 minutos que tratarão cada tema de forma completa, porém resumidamente, a fim de servirem efetivamente de complemento para outros recursos didáticos – o texto impresso, o Atlas, o manuseio do mostruário e outros materiais de experimentos – e, principalmente, a palavra do professor. A linguagem será a mais direta e simples possível, a fim de ser interessante tanto para os alunos do Ensino Fundamental como os do Ensino Médio.
    Como conceber vídeos que atendam as exigências de formulação audiovisual e os objetivos educativos? Como produzí-los respeitando e veiculando as informações do conteúdo? Como utilizar não a linguagem do livro, mas a audiovisual?
    Para produzir vídeos que contemplem as exigências de formulação audiovisual e de objetivos educativos, a principal demanda é irem além de meros suportes à transmissão de conteúdos e se afirmarem como meio desafiador que provoque aprendizagem.
    Cabe-lhe informar, criar expectativas, surpreender, conquistar o telespectador, promover a discussão posterior, o estudo, a pesquisa. É importante relacioná-lo dinamicamente com o impresso, o desejo de aprender, de explorar livros, revistas e outras mídias para compreender e dominar o objeto do conhecimento.
    Por outro lado, os educadores também têm que atentar para as especificidades de uma produção audiovisual. Produzir vídeo em educação é experimentação, ensaio e erro, aprendizagem.

    Recomendar esta página via e-mail: