• Mineropar

   Serviço Geológico do Paraná

Ações

Projeto PRUMO - Cerâmica Vermelha

Este projeto é uma parceria entre a Mineropar e o Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR, com o aporte de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e o apoio dos Sindicatos da Indústria Cerâmica.

OBJETIVO
O projeto representa uma atividade de extensionismo mineral realizada pela Mineropar. Tem como objetivo prover apoio tecnológico às micro e pequenas empresas industriais do setor de cerâmica vermelha no Estado do Paraná, para potencializar e otimizar sua capacidade produtiva, adequando-as para um mercado cada vez mais competitivo.

METODOLOGIA
Inicialmente é feito um diagnóstico nas instalações da empresa, para levantamento e avaliação dos problemas existentes na linha de produção.

Posteriormente é prestado atendimento tecnológico com a Unidade Móvel do Prumo Cerâmica diretamente na empresa, durante dois dias, por técnicos da Mineropar (01 geólogo, 01 técnico em geologia e 01 auxiliar técnico).

Os dados e outras observações são organizados num relatório técnico para a empresa cerâmica.

O passo final é a avaliação dos resultados após quatro meses do atendimento tecnológico.

SUPORTE
A Unidade Móvel do Projeto Prumo Cerâmica está equipada para realizar ensaios dimensionais, de resistência à compressão ou flexão, índice de absorção d’água, para blocos de vedação, telhas, tijolos maciços e capas de laje.

Além disso, como suporte adicional é utilizado o serviço de Laboratório da Mineropar (SELAB) para ensaios de matéria-prima e formulação de massa cerâmica. Estes ensaios consistem na determinação da distribuição granulométrica, avaliação da plasticidade, avaliação da umidade de extrusão, determinação da retração de secagem e de queima, determinação da curva de Bigot, do Módulo de Resistência à Flexão - MRF após secagem e queima, reabsorção de água após secagem, absorção de água após queima, perda ao fogo e porosidade e densidade aparente.




Unidade Móvel do Projeto Prumo Cerâmica


ABRANGÊNCIA
Com atividades iniciadas em setembro de 2009, o Projeto desenvolveu atividades em 34 empresas de 19 municípios.

  No mapa a localização das empresas no Paraná, nos municípios visitados.


Relação dos municípios atendidos


Balsa Nova

Nova Prata do Iguaçu

Santa Izabel do Oeste

Capanema

Nova Santa Rosa

São João

Curitiba

Pato Branco

São Jorge D'Oeste

Fazenda Rio Grande

Pranchita

São José dos Pinhais

Foz do Iguaçu

Realeza

São Mateus do Sul

Irati

Rebouças

São Miguel do Iguaçu

Medianeira

Salto do Lontra

Terra Roxa


Recomendar esta página via e-mail: