• Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
    • Minerpar

       Serviço Geológico do Paraná

    Ações

    APL de Cal e Calcário

    Arranjo Produtivo Local de Cal e Calcário do Paraná

    Arranjos Produtivos Locais são grupos de empresas que atuam num setor econômico, no mesmo espaço geográfico. Quando existe a organização de um APL são criados vínculos de articulação e cooperação entre as empresas ou suas entidades representativas, formando-se uma rede que busca o apoio governamental e de instituições de crédito e pesquisa. O princípio do APL é manter a competição empresarial, mas criar ao mesmo tempo canais de cooperação para resolução dos problemas comuns, trazendo benefícios para toda a cadeia produtiva e para os consumidores.

    Entre os arranjos produtivos de base mineral, o de cal e calcário do Paraná é um dos segmentos de maior importância. Abrange dois polos, a norte de Curitiba e na região de Castro e Ponta Grossa (ver mapa de localização), com foco nas abundantes rochas calcárias de reconhecida qualidade das formações geológicas Capiru e Itaiacoca.




    As rochas calcárias são aproveitadas no Paraná para três usos principais: corretivo agrícola, produção de cal e na indústria cimenteira. Este último segmento não está inserido no APL de Cal e Calcário, cujo cerne de organização empresarial é a Associação dos Produtores de Derivados do Calcário – APDC, além do SindiCAL – Sindicato das Indústrias da Cal.

    Entre 2006 e 2008 a MINEROPAR e o TECPAR participaram de um projeto de fortalecimento tecnológico do APL de Cal e Calcário do Paraná, com parte dos recursos fornecidos pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (R$ 499.950,00) e contrapartidas do Estado no montante de R$ 211.505,00. Foram desenvolvidas cinco metas físicas, cujos relatórios estão disponíveis para consulta:



    • Meta 3 - Identificação de matrizes energéticas alternativas para industrialização da cal (Relatório MF3 Energeticas.pdf).

    • Meta 4 - Programa de capacitação técnica e empresarial (Relatório MF4 Capacitação.pdf).

    • Meta 5 - Elaboração de metodologia para produção de calcário com qualidade controlada. (Relatório MF5 Qualidade Calcario.pdf).

    No desenvolvimento da Meta Física 2, pela MINEROPAR, também foram gerados mapas, disponíveis nos links abaixo:

    • Cadastro mineral – (APL Cadastro Mineral 250000 Out 08.pdf).

    • Direitos minerários, unidades de conservação, karst e perímetros urbanos (APL DNPM Meio Ambiente 250000 Out 08.pdf).

    • Geologia – (APL Geologia Capiru 75000 Out 08.pdf) e APL Geologia Regional 250000 Out 08.pdf).

    • Limitantes e condicionantes da atividade mineral (APL Limitantes Capiru 75000 Out 08.pdf).

    A participação da MINEROPAR está em consonância com a linha de ação de fomento técnico à indústria mineral, num setor estratégico. No projeto foi feita extensa organização de dados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas, incluindo bases cartográficas, realização do cadastro da mineração, compilação de direitos minerários, geologia, meio ambiente, planejamento urbano e outros temas de interesse. Foram gerados mapas relacionados à atividade e desenvolvido um site como espaço empresarial. O portal www.calecalcariodoparana.com.br apresenta uma interação dos dados das empresas no espaço geográfico (apoiado nas imagens GoogleEarth), além da geologia, direitos minerários e meio ambiente. Representa uma forma de exposição das empresas e seus produtos para os consumidores.


    Recomendar esta página via e-mail: