• Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
    • Minerpar

       Serviço Geológico do Paraná

    Ações

    Folha de Ponta Grossa

    Mapeamento Geológico da Folha de Ponta Grossa. O mapeamento geológico da Folha de Ponta Grossa, na escala 1:100.000 (mapa de localização abaixo), foi executado em 2006 numa parceria da MINEROPAR com a Universidade Federal do Paraná, por meio do Laboratório de Análises de Bacias e Petrofísica – LABAP, sendo coordenado pelo Prof. Dr. Sidnei Pires Rostirolla.





    Desenvolvimento do projeto


    Além da cartografia geológica da Folha de Ponta Grossa na escala 1:100.000, que abrange na maior parte rochas sedimentares da Bacia do Paraná, foram revelados como objetivos do trabalho definir e testar uma metodologia para mapeamento de áreas sedimentares e elaborar um guia para aplicação de técnicas em várias escalas, visando mapeamento de terrenos congêneres.

    A estratégia adotada no mapeamento consistiu na coleta e interpretação de informações de modo sequencial, com contínuo adensamento na resolução dos dados.

    O resultado obtido foi um mapa,onde as unidades cartografadas estão representadas por associações litológicas descritas conforme os modelos de fácies, sistemas e sequências deposicionais, além da caracterização das estruturas deformacionais.

    A Folha de Ponta Grossa compreende unidades com detalhamento heterogêneo em termos de mapeamento geológico. O Grupo Itararé teve a subdivisão litoestratigráfica correlacionada à de França & Potter (1988), com as formações Lagoa Azul, Campo Mourão e Taciba. O Grupo Paraná, por sua vez, foi dividido apenas nas formações Furnas e Ponta Grossa, apesar de apresentar potencial para subdivisão da Formação Furnas nos ciclos inferior, médio e superior (cf. Assine,1996), e da Formação Ponta Grossa nos membros Jaguariaíva, Tibagi e São Domingos.

    Estão disponíveis os arquivos correspondentes à nota explicativa e o mapa geológico da Folha de Ponta Grossa na escala 1:100.000 (o mapa foi editado em 2006 e o relatório final em 2007).


    Links – Relatorio Folha Ponta Grossa 2007.pdf

    Mapa Geológico Ponta Grossa 100000 2006.pdf
    Recomendar esta página via e-mail: