• Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
    • *

    Ações da Mineropar

    Geomorfologia

    O mapeamento geomorfológico (morfoestrutural/morfoescultural) do Paraná foi realizado por meio de convênio da MINEROPAR com o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná. A execução foi conduzida por equipe de trabalho sob coordenação da profa. Dra. Chisato Oka Fiori e do prof. Dr. Leonardo José Cordeiro Santos.

    Os procedimentos metodológicos foram baseados no conceito de morfoestrutura e morfoescultura, a partir da classificação e taxonomia do relevo de Ross (1992) e Ross & Moroz (1996). Como suporte para a execução do mapeamento foram utilizadas cartas topográficas digitais (formato vetorial), escala 1:250.000 do DSG, imagens de radar SRTM e cartas geológicas.

    O elemento básico para definição das unidades foi a similitude de formas de relevo relacionada às condicionantes de natureza estrutural e litológica. O método lógico de interpretação das imagens e mapeamento das unidades define-se pelo reconhecimento dos elementos texturais e estruturais do relevo na imagem, os quais se organizam em zonas homólogas ou padrões de relevo.

    O mapeamento de escala 1:250.000 segue a divisão do IBGE, com 21 cartas cobrindo o território do Paraná, apresentando as unidades e subunidades morfológicas. Também foi disponibilizado mapa de integração na escala 1:650.000. Os interessados também podem obter o Atlas Geomorfológico que inclui reduções das cartas para a escala 1:500.000 e as respectivas notas explicativas num volume único.

    Outro produto deste convênio foi o mapa de vulnerabilidade geoambiental do Paraná de 2007, gerado a partir das unidades geomorfológicas comparadas com a distribuição dos solos. O mapa delimita classes de vulnerabilidade baixa, média e alta, indicando suas características, riscos esperados e aptidão para uso. O documento está disponível para os usuários na escala 1:650.000.



    - Mapa geomorfológico do Paraná - escala 1:650.000, 2006;

    - Atlas geomorfológico do Paraná (cartas reduzidas e notas explicativas), 2006;

    - Mapa de vulnerabilidade geoambiental do Paraná – escala 1:650.000, 2007;



    Recomendar esta página via e-mail: