• Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
    • Minerpar

       Serviço Geológico do Paraná

    Ações

    Aqui você encontra os últimos termos que foram incluídos em nosso glossário. Para ler mais, consulte o índice.

    A :  B :  C :  D :  E :  F :  G :  H :  I :  J :  K :  L :  M :  N :  O :  P :  Q :  R :  S :  T :  U :  V :  W :  X :  Z : 

    Glossário de termos geológicos

    JACINTO (Mineralogia)
    Variedade de zircão que cristaliza no sistema tetragonal, e coloração acastanhada ou laranja-vermelho e composição Zr (SiO4).É utilizado como gema.

    JADE
    Denominação genérica que inclui tanto a nefrita - Ca2Mg5 (Si8O22) (OH)2 - um anfibólio monoclínico, quanto a jadeíta - Na Al (Si2O6) - um piroxênio monoclínico.

    JARDIM BOTÂNICO
    pagação de espécies da flora e também a educação do público visitante. Atua na manutenção dos processos ecológicos e sistemas vitais essenciais, preservação da diversidade genética e apoio à utilização sustentável das espécies vegetais e dos ecossistemas onde presente.

    JAROSITA
    Mineral secundário, que cristaliza no sistema hexagonal-R, classe ditrigonal-piramidal, e composição KFe3(OH)6(SO4)2, sendo o análogo de ferro da alunita. É constituinte comum de horizonte sulfúrico de solos.

    JASPE
    Denominação aplicada ao sílex vermelho ou preto, constituído de quartzo criptocristalino colorido por hematita.

    JAZIDA
    Qualquer massa individualizada, de substância mineral ou fóssil, de valor econômico, que aflora ou existe no interior da terra.

    JAZIDA MINERAL
    Concentração local de uma ou mais substâncias úteis. Inclui tanto os minerais propriamente ditos, como também quaisquer substâncias naturais, mesmo substâncias fósseis de origem orgânica, como carvão, petróleo, etc. A classificação das jazidas minerais baseia-se ou no critério de aproveitamento ou no critério genético, como p.ex.: jazida magmática, jazida metamórfica, jazida sedimentar, etc.

    JAZIDA VULCANOGÊNICA
    Todo depósito mineral cuja gênese está diretamente relacionada a qualquer manifestação vulcânica.

    JERICA
    Carrinho coletor basculável, utilizado para o recolhimento direto de varredura, sem a previsão de uso de saco descartável.

    JET STREAM
    Corrente de ar que apresenta alguns milhares de quilômetros de comprimento, centenas de quilômetros de largura e alguns quilômetros de espessura, com velocidade mínima por volta de 120km/h. São reconhecidos dois tipos principais de jet stream: o subtropical e o de frente polar, sendo ambos encontrados bem abaixo da tropopausa.

    JIGUE
    Aparelho de concentração mineral densitária, no qual as forças de separação são produzidas por correntes verticais geradas pelo movimento de pulsação da água e pela ação do leito na estratificação das espécies minerais.

    JUNÇÃO TRIPLA
    Ponto no qual três placas litosféricas se encontram. As junções podem ser constituídas pelas combinações de rift (R), e transcorrência (T) promovendo diversas configurações tais como RRT ou TTR. Ponto triplo.

    JUNTA
    Uma quebra de origem geológica na continuidade de um corpo de rocha ao longo da qual não houve nehum deslocamento visível. As juntas podem ser abertas, preenchidas ou seladas (sin.: diáclase).

    JUNTA DE ACAMAMENTO
    Junta cuja atitude é paralela à atitude do acamamento das rochas sedimentares.

    JUNTAS DE TRAÇÃO
    Juntas que se formam em ângulo reto, segundo a direção dos esforços trativos, sendo que entre aquelas oriundas do decréscimo de volume estão presentes as juntas de resfriamento e as de dissecação.

    JUSANTE
    Na direção da corrente, rio abaixo. Denomina-se a uma área que fica abaixo da outra, ao se considerar a corrente fluvial pela qual é banhada. Costuma-se também empregar a expressão "relevo de jusante" ao se descrever uma região que está numa posição mais baixa em relação ao ponto considerado. O oposto de jusante é montante.