• Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
    • *

       Serviço Geológico do Paraná

    Ações

    Aqui você encontra os últimos termos que foram incluídos em nosso glossário. Para ler mais, consulte o índice.

    A :  B :  C :  D :  E :  F :  G :  H :  I :  J :  K :  L :  M :  N :  O :  P :  Q :  R :  S :  T :  U :  V :  W :  X :  Z : 

    Glossário de termos geológicos

    QUADRÍCULA
    É um sistema de quadrados em uma folha representando um sistema de coordenadas planas ou plano-retangulares sobre a superfície da Terra. No Brasil o sistema de coordenadas usado nas folhas é o relacionado com a Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM). Também é chamado quadrícula a forma quadrangular da área da folha, limitada por paralelos e meridianos estabelecidos sistematicamente.

    QUALIDADE AMBIENTAL
    (1) O estado do meio ambiente como objetivamente percebido, em termos de medição de seus componentes, ou subjetivamente, em termos de atributos tais como beleza e valor. (2) É o estado do ar, da água, do solo e dos ecossistemas, em relação aos efeitos da ação humana.

    QUALIDADE DA ÁGUA
    Características químicas, físicas e biológicas relacionadas com o seu uso para um fim específico. É definida por sua composição, que resulta das diferentes substâncias lançadas nos cursos superficiais ou, no caso das águas subterrâneas, é função da incorporação pelo contato com os terrenos por onde percola. Cabe ressaltar que nem sempre a água natural é de boa qualidade, são comuns os casos de águas naturais tóxicas.

    QUALIDADE DO AR
    Termo geral usado para descrever o estado do ar exterior ou as características do ar próximo ao nível do solo, expressa como concentração de poluente durante certo período de tempo. Este termo não é associado a medidas. Usualmente, a qualidade do ar ambiente é caracte-rizada como boa ou má, dependendo da técnica de medição utilizada. Algumas discriminam a lista dos componentes realmente medidos no ar, enquanto outras tentam grupar todos os componentes num índice numérico arbitrário.

    QUARENTENA
    Período de isolamento objetivando prevenir a propagação de uma doença. Este período era inicialmente de 40 dias, mas atualmente varia em função do tipo de doença.

    QUARTZITO
    Rocha metamórfica composta essencialmente de quartzo. Produto de metamorfismo intenso de arenito.

    QUARTZO
    Mineral do grupo da sílica, com composição SiO2, que se apresenta sob as forma de baixa e alta temperaturas - quartzo alfa e quartzo beta. Possui acentuadas propriedades piezelétricas e pirelétricas, e uma dureza 7 na escala de Mohs.

    QUARTZO-DIORITO
    Rocha ígnea plutônica, granular, com composição do granodiorito, diferindo deste por uma menor quantidade de quartzo.

    QUATERNÁRIO
    Período mais recente da Era Cenozóica, e que se estende desde aproximadamente 1,75 milhões de anos até os dias atuais. É subdividido em Pleistoceno e Holoceno, esta época tendo seu início há aproximadamente 11000 anos. Uma das características mais marcantes é a ocorrência de sucessivos períodos de glaciação.

    QUEDA DE BLOCOS
    Processo de queda livre de fragmentos de rocha, deslocados do maciço rochoso, em penhascos verticais ou taludes muito íngremes, por ação da gravidade. Sins.: tombamento, basculamento, desmoro-namento.

    QUEDA DE DETRITOS
    Processo de movimento de massa particular, de pequena magnitude em taludes, correspondendo à queda relativa-mente livre de fragmentos terrosos ou rochosos.

    QUELAÇÃO
    Ligação química de uma substância - agente quelante, com um íon metálico de forma a retirá-lo do meio, ou solubilizá-lo, ou ainda modificar suas propriedades físicas, químicas ou biológicas.

    QUERATINA
    Proteína fibrosa presente nos vertebrados, que contém entre 3% e 5% de enxofre, constituindo-se no principal componente das unhas, cabelos, penas, epiderme e outros tecidos córneos.

    QUEROSENE
    Líqüido resultante da destilação do petróleo entre 1500C e 3000C, utilizado como combustível e como base de certos inseticidas.

    QUIASTOLITA
    Variedade da andaluzita (Al2SiO5) cujas inclusões carbonosas escuras, dispostas de maneira regular, configuram um desenho em forma de cruz.

    QUILATE
    Unidade de medida utilizada tanto para gemas como para o ouro. No primeiro caso é uma unidade de massa equivalente a 200mg ou 100 pontos, enquanto para o ouro, é uma medida da porcentagem deste metal em ligas. Deste modo o ouro puro (100%) contém 24 quilates; o ouro de 18 quilates significa uma liga com 18:24 ou 750 milésimos de ouro fino e 6:24 ou 250 milésimos de outro metal - cobre, prata, platina.

    QUIMIOSSÍNTESE
    Processo de nutrição autotrófica que utiliza reações químicas como fonte de energia, em vez de luz. É realizada pelos microrganismos quimiotróficos.

    QUIMIOTRÓFICOS
    Microrganismos que usam a energia das reações de oxidação / redução de compostos inorgânicos, na ausência de luz, para produzir matéria orgânica e manter seu metabolismo.

    QUIMIOTROPISMO
    Crescimento de um organismo induzido ou orientado por um estímulo químico.

    QUININA
    Principal alcalóide que é extraído da casca das quinas, apresentando-se como um pó branco, inodoro, de sabor amargo e fórmula: C20H24N2O2. É utilizada no tratamento da malária.